Acreditar, Apostar, Investir e Incentivar é o lema desta equipa que surgiu no âmbito de um protocolo assinado entre o Instituto de Segurança Social, IP e a Casa de Nossa Senhora do Rosário, para o acompanhamento de famílias beneficiárias de Rendimento Social de Inserção (RSI).


Foi em maio de 2005 que o protocolo surgiu, constituído por 3 elementos, com formações distintas da área das Ciências Sociais.
Em setembro de 2007 foi celebrado um novo protocolo e a equipa passou a ser composta por 2 Gestoras de processos individuais das famílias e 3 Ajudantes de Ação Direta que, em conjunto, facilitam a construção e efetivação dos projetos de vida das mais de 100 famílias acompanhadas.


O trabalho desta Equipa abrange as seguintes freguesias do concelho da Figueira da Foz: Buarcos/São Julião, São Pedro, Alqueidão, Paião, Marinha das Ondas e Lavos, atuando no sentido de garantir a intervenção junto das famílias. Procuramos criar condições para a construção e concretização de percursos de autonomia, através de um acompanhamento efetivo, que visa potenciar os fatores protetores de cada família, a intervenção precoce para minimizar situações de perigo e a abordagem local/comunitária.


A nossa metodologia de trabalho é interativa. Privilegiamos a adopção de um método dinâmico que se adeqúe à realidade dos sistemas familiares e às comunidades onde se incluem. Neste sentido, temos desenvolvido projetos no âmbito de várias ações: para a promoção de empregabilidade, apoio à organização da vida quotidiana, promoção da saúde, promoção da cidadania e de projectos de vida.