Histoória da Casa Nossa Senhora do Rosário

A história da Casa Nossa Senhora do Rosário remonta a 24 de outubro de 1930, data em que as Irmãs Doroteias chegaram à Figueira da Foz, indo ocupar a casa nº 5 de rés do chão e 1º andar no Beco da Lomba.

A sua ação visava, através de atividades diversas, contribuir para a promoção da mulher oferecendo ao tecido social da época, a humanização de que tanto necessitava.

Passados poucos dias iniciaram a sua atividade abrindo uma Escola Primária com 12 alunas, atingindo cerca de 50 em finais de novembro.

O ensino ministrado, traduzido na formação nos domínios intelectual, físico, moral e religioso, englobava alguns suplementos nas áreas da economia doméstica, costura, bordados, higiene, pretendendo-se deste modo atingir o conceito da educação integral da pessoa.

Dada a exiguidade do espaço para responder à afluência de crianças matriculadas, em 1931 passaram a ocupar as instalações do antigo Hotel Jardim, contíguo ao Jardim Municipal.

A partir do ano de 1938, o então Patronato de Nossa Senhora do Rosário, sito no Passeio Infante D. Henrique, passou a acolher alunas de todas as condições sociais.

A 4 de novembro de 1940, o Ministério de Educação Nacional, Inspeção-Geral do Ensino Particular, autoriza o seu funcionamento seguindo os planos e programas oficiais, sob Alvará 439, com a designação de Escola do Patronato de Nossa Senhora do Rosário.

Nos anos 1948/49 o edifício sofreu transformações no sentido de tornar mais amplas as instalações a fim de criar o mínimo das condições indispensáveis para responder à procura do ensino aí ministrado.

A 10 de setembro de 1979, são aprovados os Estatutos registados na Direção Geral da Segurança Social pelo Decreto-Lei nº 519-02/79, sob a forma de Fundação de Solidariedade Social.

Por despacho de 18 de junho de 1980, este estabelecimento de ensino passa a designar-se

Escola da Casa de Nossa Senhora do Rosário”.

Em outubro de 1990, devido à degradação do edifício, exiguidade do espaço e às novas exigências educativas, a Casa de Nossa Senhora do Rosário transfere-se para as atuais instalações na Rua José da Silva Ribeiro - Tavarede, Figueira da Foz.